Para desenvolver o projeto Origens as turmas do 6º ano viajaram para Brotas, interior de São Paulo. O acampamento Peraltas, que conta com uma infra-estrutura voltada para os estudos astronômicos e também para o lazer, foi o local escolhido para hospedar a turma.

O projeto visa promover, através da multidisciplinaridade, observação, debate, vivências e registro, uma reflexão acerca das “origens” que nos cercam, na compreensão de continuidade e desenvolvimento, para que seja possível estabelecer comportamentos de preservação, consciência e transformação em relação à destruição do planeta.

Curiosidade, investigação, busca pelo conhecimento e um questionamento constante sobre os fenômenos da natureza e fatos relacionados à origem do Universo, da Terra e da vida. Assim foram os dias de estudo do meio em Brotas.
Um dos locais que os alunos mais gostaram de conhecer foi o CEU (Centro de Estudos do Universo) onde puderam aprender muito sobre estrelas, luas e planetas e também relacionar a mitologia com o Universo.

Depois de cada palestra e de cada plenária, as turmas se reuniam para preencher o guia de campo, que não só foi utilizado durante a viagem, como também será utilizado durante todo o desenvolvimento do projeto. O trabalho foi duro, com pouco tempo para diversão. Mas o passeio de floating também foi uma aventura inesquecível para os alunos.

“Difícil de descrever o que vivenciamos a aprendemos ali. Mesmo porque, o que se aprende, extrapola os conteúdos acadêmicos e curriculares.

Aprimora-se o ser, o conviver, o trabalhar em equipe e o viver em sociedade. Aprimora-se o entendimento do individual a favor do coletivo”, concluiu a coordenadora Cintia.

Clique aqui e veja a galeria de fotos.

Leia o depoimento de alguns alunos:

Giulia – “Foi a primeira vez que fui a um planetário. Conhecemos todos os planetas, estrelas e luas. Este é um jeito muito diferente de estudar. Logo depois da palestra ou da plenária da professora já víamos sobre o que ela havia falado. Adorei a viagem!”

Maria Júlia – “Mesmo com todas as palestras e atividades de estudo ainda tivemos tempo para o lazer. As matérias estão interligadas e eu gosto cada vez mais de mitologia. Descobri muitas coisas novas com a ligação da mitologia com os planetas. A viagem também foi muito boa para unir as turmas.”

Pedro S. – “Aprendemos muitas coisas. Gostei muito de saber mais sobre os planetas. É muito mais fácil aprender quando vemos as coisas de perto.”
Alexandre – “Gostei muito do vídeo sobre a formação da Terra que assistimos no Centro de Estudos do Universo. Aprendemos a estudar e também conviver com as diferenças.”

Mariana – “Foi uma viagem muito produtiva. A estrutura do Centro de Estudos do Universo é muito legal. Apesar de ser uma viagem de estudo, a parte de lazer também foi muito legal. Adorei o floating. O guia de campo é muito bom para estudar, fomos registrando tudo o que aprendemos. Convivi mais com algumas pessoas que não tinha muito contato na escola.”