Os alunos do 5º ano promovem uma campanha de coleta de pilhas e baterias usadas para serem descartadas em locais apropriados.

A preocupação dos alunos começou após o estudo sobre Eletricidade nas aulas de Ciências do primeiro semestre. “Se as pilhas forem jogadas no lixo comum, vão para o lixão e contaminam o lençol freático”, explica o aluno Lucas.

Para incentivar a participação de toda a Comunidade Friburgo, a turma confeccionou uma urna de madeira personalizada, que fica à disposição de todos na Central de Atendimento (CA) do Colégio. “Fizemos uma votação para escolher o nome da campanha (Recipilha) e o desenho que faríamos na nossa caixa”, explica Helena, aluna que ficou responsável pela personalização da urna.

Para conseguir um número grande desse material descartado e fazer com que as pessoas se conscientizem sobre o problema, a aluna Sofia contou que as turmas fizeram folhetos explicativos e também passaram em todas as classes para contar sobre a importância da Recipilha.


No final do primeiro semestre, os próprios alunos fizeram a separação do material e enviarem mais de 31 kg de pilhas e baterias para um posto oficial de descarte. Os alunos esperam encerrar o ano com um número ainda maior.

Participe trazendo pilhas e baterias usadas e divulgue esta notícia para amigos e familiares. Os alunos do 5º ano contam com a ajuda de todos.