Dentro do estudo do solo, nas aulas de Ciências, os alunos do 3º ano foram para o espaço do laguinho, preparados para fazer uma plantação e munidos de todos os materiais necessários.

Como o solo deve estar preparado pra receber as sementes? Todos não só sabem responder a essa pergunta como também cuidaram de todos os detalhes. “Fizemos uma compostagem trazendo de casa cascas de frutas e de ovos e agora colocamos na terra para adubar”, contou o aluno Arthur.

Para preparar o canteiro os alunos fizeram bolinhas de argila para colocar no fundo. “Elas não deixam o canteiro ficar inundado”, explicou Giovana. Na hora de plantar cada aluno fez um buraco na terra e depositou suas sementes.

“A partir do 5º dia as sementes começam a germinar e depois de uns 30 dias poderemos comer os rabanetes”, contou Gabriel, ansioso para ver o resultado do trabalho.

Ansiosa também estava aluna Carol que disse que depois de colherem os rabanetes vão preparar uma deliciosa salada cheia de alimentos que vem do solo.

Enquanto os rabanetes não crescem, a turma participou de outra atividade também proposta pelo programa de Ciências, fazendo um lanche natural. Cada aluno trouxe de casa um item para elaborar um sanduíche somente com alimentos vindos do solo. Ficou uma delícia e fez o maior sucesso com a turma!

O programa de Ciências desenvolvido pelo Ensino Fundamental no Colégio Friburgo conta com o apoio de um material didático muito especial. O CTC – Ciência e Tecnologia com Criatividade – desenvolvido pela Sangari e utilizado de maneira pioneira pelo Friburgo. O objetivo de trabalhar com este material, que além de livros, conta com inúmeros itens para desenvolver as experiências, é desenvolver nos alunos a curiosidade, uma atitude científica e investigativa.

Clique aqui e veja as fotos das atividades.