Depois de conseguir arrecadar mais de 200 kg de alimentos em uma campanha realizada no Friburgo, os alunos representantes do 9º ano e 1º a 3º ano do Ensino Médio foram visitar as instalações da ONG Gotas de Flor com Amor, no Campo Belo.

Os alunos foram convidados a almoçar e puderam verificar o cuidado e carinho com que os alimentos são preparados.

Logo depois foram conhecer os espaços destinados para as diferentes faixas etárias das crianças que convivem, aprendem e se realizam com o trabalho sério e dedicado da instituição. Salas para atividades sócio-educativas, laboratório de informática, brinquedoteca, biblioteca e até mesmo um consultório para terapia floral. Na biblioteca os alunos conheceram o projeto da biblioteca itinerante montada dentro de um ônibus e que leva a leitura para outros lugares carentes.

Depois foram conhecer a sala de música onde crianças e jovens são estimulados a aprender diferentes instrumentos, além das aulas de coral. Rafael, jovem de 15 anos que há 2 anos faz parte do grupo atendido pelo Gotas, tocou piano para os visitantes e mostrou o que aprendeu somente utilizando a internet. “É muito bom ter um lugar com pessoas preocupadas em tirar os jovens do mau caminho, ensinando, orientando e acreditando que podemos nos transformar e fazer importantes mudanças no mundo”, conclui Rafael, depois de sua emocionante apresentação musical.

A aluna Ana Carolina, do 3º ano, que já tinha ido até o Gotas para desenvolver trabalhos de mediação de leitura, dentro do Projeto Mediando História do Friburgo, não conhecia toda a estrutura e gostou muito do que viu. “O mérito de todos que participam deste projeto é muito grande, afinal não é nada fácil fazer um trabalho tão bom, contando apenas com o apoio de poucos”, disse a aluna para Ana Célia, uma das educadoras que acompanhou o grupo durante a visita. O aluno Otávio, do 1º ano, que também se interessou muito pelo projeto realizado pelo Gotas disse que apesar de difícil tem certeza de que este é um trabalho muito gratificante e parabenizou a equipe.

Na despedida, Iracy Garcia, diretora pedagógica do Friburgo, agradeceu a atenção e enfatizou: “Acredito que quando os jovens, com todas as suas possibilidades, saem dos muros da escola, passam a ter uma visão mais ampla e com postura significativa de acreditar que podem e devem mudar o mundo, basta cada um fazer a sua parte.”

Durante a visita, Iracy também encontrou com Denise Robles, idealizadora do projeto do Gotas, que teve seu início em 1992,  por meio de atividades com terapia floral junto à crianças que vendiam balas em faróis.

Clique aqui para ver as fotos da visita e também conheça a instituição Gotas de Flor.