Por Cintia Filpo – coordenadora Fundamental II

 

Zona de conforto. Mobilização. Liderança. Organização. Interesses públicos e privados. Preservação.
Voz. Medo. O silêncio dos bons. Neutralidade. Posicionamento.
Consciência!

Estamos dentro ou fora da caverna?

Essa foi a tônica do trabalho desenvolvido com o 8º ano no Petar, realizando uma das etapas do seu projeto RESISTÊNCIAS.

Impossível descrever as falas, os olhares, o incômodo e o silêncio nos blackouts.
Impossível descrever também a nossa satisfação com o resultado do trabalho quando vemos os alunos refletindo como GENTE GRANDE!

Foram 4 dias. Intensos na atividade física e na reflexão, necessários para a compreensão do conceito. Conceito vivenciado e apreendido.

Iniciamos os trabalhos no Quilombo de Ivaporunduva onde tivemos uma lição de liderança, organização, coletividade e cidadania. Lição essa ensinada com a simplicidade do homem da terra.

Nas cavernas, todas elas com características únicas, compondo um ambiente que nos tira a referência, continuamos a aprender com quem nasceu brincando naqueles espaços.

Nas noites, momentos de sistematizar, socializar e ampliar a vivência com os trabalhos e debates propostos pelos professores. E, aqui, vale ressaltar: QUE TRABALHO!!!!
Não chegaríamos onde chegamos se a mediação não fosse precisa, se as perguntas não fossem certeiras, se a condução não fosse objetiva. Os professores Wagner, Leandro e Paula, de forma consistente, possibilitaram inúmeras aprendizagens.

Professores especiais para alunos especiais…. Um grupo trabalhador, atento, colaborativo…. RESPONSÁVEL!! Cada um cuidando de sí e atuando em prol do coletivo, demonstrando compromisso, envolvimento e seriedade. Com certeza, voltaram mais sábios, mais críticos, mais fortes!

Termino com um poema de Bertold Brecht, que permeou os nossos estudos:

A EXCEÇÃO E A REGRA
Estranhem o que não for estranho.
Tomem por inexplicável o habitual.
Sintam-se perplexos ante o cotidiano.
Tratem de achar um remédio para o abuso
Conhecimento e linguagem são instrumentos de liberdade e de poder…

Clique aqui e veja as fotos da viagem.

Anúncios