O Colégio Friburgo se transformou em uma imensa galeria de arte para receber centenas de pessoas para o maior evento cultural do ano.

A Liverdade tem como objetivo apresentar os produtos finais dos projetos interdisciplinares e o conteúdo estudado durante o ano letivo por todos os alunos do Friburgo, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, incluindo os trabalhos realizados pelo grupo de educação de adultos.

Além dos trabalhos apresentados, também houve uma bela apresentação musical dos alunos do Fundamental I, uma dramatização encenada pela turma do 2º ano do Ensino Médio noturno e também a graduação de capoeira das turmas do Período Ampliado.

Clique aqui para ver a galeria de fotos.

Conheça um pouco do que foi mostrado por cada turma:

2º ano EF – Investigando memórias
Os alunos trouxeram para a escola roupinhas, acessórios e muitas fotos de quando eram bebês, para montar cestas personalizadas contando um pouco da história de cada um.

3º ano EF – São Paulo em duas épocas
Depois de visitar o centro da cidade e também uma antiga fazenda de café, os alunos mostraram grande conhecimento sobre São Paulo e apresentaram textos, fotos e detalhes da história da nossa terra.

4º ano EF – Sabores da História
Estudando as origens de cada um, sua descendência familiar, a turma estudou sobre a imigração no Brasil. Sabendo a origem de todos os alunos, eles montaram murais explicativos sobre os principais conceitos culturais e tradições trazidas para o Brasil. Cada aluno também trouxe um prato típico da origem da família para a apresentação.  Uma delícia de sala!

5º ano EF – Vacinas e anticorpos em ação
Os cientistas do 5º ano transformaram a sala em um incrível laboratório. Cada visitante recebia todas as informações sobre as principais doenças e as histórias das vacinas criadas para evitá-las.

6º ano EF – Origens
Uma sala inteira para mostrar a origem da vida, do Universo, fases e movimentos da lua, a Terra e suas camadas. Os alunos puderam mostrar todo o trabalho que desenvolveram sobre o estudo do meio realizado em Brotas.

7º ano EF – Transformações
Esta sala, com uma rosa dos ventos feita em madeira e com bolinhas coloridas de gel no chão, mostrava as transformações na Terra, na Vida e no Homem. Todo o material produzido depois da viagem dos alunos para Brotas foi apresentado e explicado por eles.

8º ano EF – Resistências
Dentro da sala foi montada uma caverna para demonstrar parte do estudo realizado no PETAR. Informações e dados sobre as cavernas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira estavam permeados por sentimentos traduzidos em crônicas de cada um dos alunos sobre o tema da viagem.

9º ano EF – Contradições
Para mostrar todas as contradições que fazem parte da vida, o 9º ano montou um labirinto de contradições, sobre a integração do homem com o ambiente, a paisagem, a cultura e a história.  Para sair do labirinto o visitante dependia das suas escolhas, uma metáfora representando como acontece na nossa vida.

1º ano EM – Fé, café e aço – Vale do Paraíba
Todo o trabalho dos dias que passaram por cidades do Vale do Paraíba, como Aparecida, Itatiaia, Bananal, Volta Redonda, Resende e Queluz, foi apresentado e demonstrado. Depois de passar pelo circuito da sala recebendo explicações o visitante também era convidado a assistir a um vídeo com fotos e crônicas elaboradas pela turma. Os alunos também participaram de uma mesa-redonda com a presença de muitos pais e convidados.

2º ano EM – Baixada Santista: passado, presente e futuro
Os alunos apresentaram todo o material produzido depois do estudo realizado em Cubatão, Bertioga, Santos e toda a região da Baixada. As histórias e tradições do passado, a cidade industrial, seu desenvolvimento e consequências para a população e diversos temas também foram debatidos em uma mesa-redonda.

Educação de Adultos – A turma do Alfa I tratou do Ciclo da Água e suas curiosidades, o Alfa II apresentou o trabalho sobre as Florestas (tema da Unesco para este ano) e o Alfa III mostrou a importância dos afrodescendentes.

Uma das salas foi destinada à apresentação dos trabahos de Inglês realizados por todos os alunos do Friburgo.