No sábado, 19/11, o Colégio Friburgo proporcionou um encontro especial com pais de alunos. O objetivo foi trazer um tema de grande interesse: a adolescência. Além de oferecer uma reflexão sobre o tema, o Friburgo mostra mais uma vez sua preocupação em estabelecer o vínculo família-escola, fator tão importante na educação dos jovens.

Desta vez, o convidado foi o psicólogo Tiago Tamborini, que também é professor universitário nas áreas de Recursos Humanos e Pedagogia, orientador profissional e pós-graduado em inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento.

O tema “O Jovem do Século XXI: essa idade você nunca teve!” despertou grande interesse. Tiago iniciou a palestra perguntando “Se você algum dia disse: mas na minha época não era assim! Acertou, não era mesmo.” Esta juventude é muito diferente porque a época é outra. As diferenças mais significativas foram citadas pelo palestrante e também pelos pais: menos formalidade com os pais, maior volume de informação, são mais observados, têm menos autonomia, maior acesso material, são mais questionadores quando o assunto são eles próprios e menos questionadores com questões de importância universal, e acima de tudo têm uma grande dificuldade de lidar com processos que tenham princípio, meio e fim, por serem imediatistas. “É muito bom falar sobre este tema em uma escola que não preserva somente a informação, mas sim, prioriza a vivência”, disse Tamborini.

Depois de citar algumas diferenças, Tiago explicou como lidar com elas da melhor maneira e fez uma reflexão sobre as melhores atitudes que os pais podem ter quando o assunto é a educação destes jovens com características tão intensas.

A adolescência é, cientificamente, uma fase de reorganização cerebral e o adolescente não tem controle sobre isso. Segundo a neurocientista, Suzana Herculano, em seu livro “O Cérebro em Transformação”, os jovens sofrem com a diminuição de 1/3 dos receptores de dopamina, tornando a adolescência um momento muito mais difícil de encontrar o prazer.

No final da palestra, Tiago respondeu diversas perguntas e esclareceu questões de interesse geral. Momentos como este fazem a diferença.