Para finalizar o projeto desenvolvido pelo 3º ano do Fundamental sobre a cidade de São Paulo, os alunos vão construir uma parede de taipa de pilão, como a que ainda existe no Pátio do Colégio, um dos locais visitados dentro do projeto.

A parede será construída na área do laguinho e conta com a colaboração e idealização do pai da aluna Luiza, o arquiteto Alexander Yamaguti.

O arquiteto explicou que esta antiga técnica de construção consistia em socar em um pilão a terra umedecida, adicionar fibras vegetais, areia, estrume, óleo de baleia, e até mesmo algumas vezes sangue animal para tornar a massa uniforme e fácil de moldar.

Para a parede que será construída no Friburgo a técnica será um pouquinho diferente, afinal hoje em dia existem aditivos industriais para dar liga à massa. Alexander explicou para as crianças todo o processo e apresentou também as ferramentas que serão utilizadas.

No dia 23 de novembro toda a turma ajudou a fazer a concretagem da base e a moldagem dos pilões que serão utilizados na execução da parede no dia 07 de dezembro.

Clique e veja as fotos.