Depois de uma manhã muito trabalhosa, o Colégio Friburgo possui agora uma parede de taipa de pilão, como a que existe ainda no Pátio do Colégio. O local escolhido para a construção da parede foi o espaço do laguinho e contou com o árduo trabalho da turma do 3º ano do Fundamental, com o auxílio e coordenação do arquiteto Alexander Yamaguti, pai da Luiza.

Para a construção, no dia 07 de dezembro, os alunos contaram ainda com a ajuda do também arquiteto Marcos Silvério, pai do aluno Enzo, e da professora Stefânia. Sem contar os funcionários da manutenção do Friburgo que participaram com muito entusiasmo do projeto.

Logo cedo, os alunos tanto da manhã, quanto do período da tarde – que foram convidados para participar – prepararam um delicioso e reforçado lanche coletivo. Afinal, todos precisavam estar preparados e muito fortes para o trabalho que viria pela frente. Durante o lanche receberam a visita dos sagüis que também pareciam curiosos com a agitação das crianças.

Depois, foi hora de colocar literalmente a mão na massa misturando terra, areia, água e o feno, que foi usado para que a parede depois de seca não se retraísse. Aliás, todas as explicações foram dadas por Alexander enquanto os alunos iam preparando a massa para a parede. Um aprendizado e tanto!

Com a massa pronta a turma foi colocando dentro de um molde de madeira e a cada camada de massa precisavam usar o pilão (feito com cabo de vassoura e cimento no último encontro, dia 23/11) para prensar bem, deixando a massa compacta.

Mais ou menos três horas depois de muito trabalho, empenho e suor, a parede ficou pronta. Alex e Marcos tiraram a forma de madeira que sustentou a massa durante o processo e a alegria das crianças foi imediata. Logo todos se depararam com uma parede de taipa de pilão, como a que conheceram no centro histórico de São Paulo durante o projeto pedagógico “São Paulo em duas épocas”.

Aplausos e muitos agradecimentos para toda a turma do 3º ano, e também a estes pais que se envolveram com a atividade e possibilitaram um dia tão produtivo e inesquecível no Colégio Friburgo.

Clique aqui e veja as fotos.