Esta é sempre uma semana cheia de novidades! Toda a escola foi preparada para a volta às aulas. O pessoal da manutenção trabalhou duro durante as férias para deixar a escola em ordem para recepcionar os alunos. O corpo docente se preparou durante uma semana fazendo planejamento, reuniões e participando de palestras juntamente com a coordenação e direção. Tudo para que 2012 seja mais um ano muito especial no Friburgo!

E enfim chegou o grande dia! Primeiro dia de aula: reencontro de amigos, conversas, confraternização e muitas novidades! Todos queriam conhecer as matérias e os professores de sua turma, as salas de aula e, principalmente, os novos colegas de classe. Vale ressaltar que neste ano o Friburgo conta com um grupo grande de alunos novos vindos de outras escolas.

Durante as aulas as turmas receberam as orientações e informações sobre os novos professores, novas matérias e a rotina de estudos.

As grandes mudanças ocorrem nos primeiros anos de cada ciclo. Na véspera do início das aulas os pais dos alunos do 2º ano do Fundamental I participaram de uma reunião com a professora e coordenadora para apresentação da rotina e principais pontos da adaptação dos pequenos alunos, recém-saídos da Educação Infantil. “Os alunos não estão acostumados com o material e com o espaço da escola. Mas a adaptação não demora a acontecer. Muitas vezes a criança se adapta melhor e mais rápido do que seus pais”, diz a professora Liloca.

Para a turma do 6º ano as mudanças são ainda maiores. Deixam de ter apenas duas professoras polivalentes se revezando em sala de aula e passam a ter um professor para cada matéria, sem contar que passam a ter matérias novas como Fisiologia e Comportamento, HP1 e HP2 (Habilidades e Potencialidades). A quantidade de material também é bem maior. Todos precisam aprender a se organizar para não esquecer nenhum material importante em casa. Isto também faz parte do aprendizado e amadurecimento do aluno, afinal este é o primeiro ano do Ensino Fundamental II.

No 1º ano do Ensino Médio a situação também muda bastante, já que agora, falta pouco para o aluno chegar ao momento de escolha do seu futuro acadêmico. O material escolar também passa a ser diferente, já que no Ensino Médio, o Friburgo adota o Sistema Uno de Ensino, que tem trazido excelentes resultados para os alunos.

Para comemorar o primeiro dia de aula e marcar o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, um dos temas escolhidos pela Unesco para o ano de 2012, foram distribuídos cataventos simbolizando a energia eólica, uma das mais importantes fontes sustentáveis de energia.

Clique aqui
e veja algumas fotos do primeiro dia.