A turma do 2º ano do Fundamental participou de uma atividade muito divertida. “Para finalizar o trabalho que realizaram dentro do planejamento de História, onde traçaram uma linha do tempo, tendo referência com seus brinquedos preferidos de quando eram bem pequenos, os alunos descobriram novas brincadeiras vindas dos tempos dos seus avós”, contou a professora Liloca Cardia.

Para demonstrar as brincadeiras, a turma teve convidados muito especiais. O diretor José Carlos ensinou – um por um – a encaçapar a bolinha de gude em um buraco na terra.  O aluno Vitor era o único que já havia brincado de bolinhas de gude. “Uma vez joguei com um amigo e quem batesse na bolinha do amigo, ganhava a bolinha”, contou.

Angela, professora de Inglês, participou ensinando a brincadeira “Ordem seu lugar”, onde cada um deve seguir os movimentos determinados utilizando uma bola e uma parede. Saquinhos de arroz, das Cinco Marias, foram jogados para o alto pelos alunos e também pela professora Leninha, que explicou a sequência do jogo. Enquanto isso, Eni, coordenadora do Fundamental I, batia cara enquanto outro grupo ia se esconder. Um esconde-esconde bem diferente e muito inusitado! Em sistema de rodízio todos os alunos participaram de todas as atividades.

No meio da brincadeira com os saquinhos das Cinco Marias o aluno Antônio perguntou: “Quando é que muda de fase?”. E foi assim, sem mudar de fase, sem utilizar a tecnologia do vídeo-game, sem controles remotos que a turma teve um dia cheio de diversão e pode traçar um comparativo, percebendo as mudanças e permanências nas brincadeiras das crianças!

Clique aqui e veja as fotos desta atividade.