As turmas do 4º ano, depois de discutirem o assunto nas Assembleias com representantes do Fundamental I e direção do Colégio, tomaram a iniciativa de elaborar uma campanha para que os banheiros permaneçam limpos.

A reclamação dos alunos é que mesmo depois da limpeza dos banheiros feita pelos funcionários do colégio, alguns alunos não respeitam e não colaboram em manter tudo limpo.

A ideia surgiu e no dia 11/05 colocarem o plano em prática. Na hora do intervalo, as turmas de 2º a 5º ano saíram pela escola com cartazes fazendo uma passeata e contaram com a adesão imediata dos alunos do 6º e 7º ano.
Logo depois, divididos em grupos, entraram nas salas de aula para explicar e pedir a colaboração de todos. “Todos precisam cuidar porque os banheiros da escola são de uso coletivo!”, disse Natália, aluna do 3º ano do Fundamental.

A aluna Beatriz, do 4º ano ficou um pouco nervosa por entrar nas classes e falar com os mais velhos, mas disse ser muito importante este tipo de campanha e conta com a colaboração de todos para que a turma possa atingir os seus objetivos. Antes de sair de cada classe os alunos pediram para fixar no mural da sala um cartaz com os objetivos do manifesto propondo ações que colaborem com a limpeza.

Enzo, aluno do 4º ano, acha que todas as ações são importantes. “Depois da passeata para chamar a atenção para o assunto, entramos nas classes e vamos colocar os cartazes espalhados pelos banheiros. É como diz o velho ditado: ‘Água mole em pedra dura tanto bate até que fura’. De tanto insistir, vamos conseguir”, explicou o aluno.

Veja as fotos da passeata.