Depois dos alunos do Fundamental II e Ensino Médio foi a vez dos pais e convidados participarem da palestra da advogada e especialista em direito digital Patrícia Peck.

Uma das pessoas mais experientes e credenciadas para falar sobre o assunto, a Dra Patrícia explicou sobre os cuidados que devemos ter ao utilizar as redes sociais, como agir para proteger a privacidade e imagem, além de citar os problemas criados com o excesso de exposição.

Para os alunos a palestra foi de grande valia, despertando grande interesse e fazendo-os refletir, afinal nasceram em uma era digital e hoje a internet e redes sociais fazem parte da sua rotina. Mesmo os menores, que não poderiam ter perfis criados em redes sociais sem a autorização e inscrição realizada pelos próprios pais, que são os responsáveis legais, possuem páginas com o seu perfil.

No caso de uma denúncia de cyberbullying, por exemplo, ou mesmo com a criação de um perfil falso por um menor de idade, os seus responsáveis é que respondem ao processo. Por esta razão, os pais também foram convidados para participar de um encontro especial onde Patrícia orientou sobre a melhor maneira de agir e também colocou muito bem quais são os papéis da escola e da família na orientação das crianças e jovens para adquirir uma postura ética e segura.

“Com esta palestra pretendemos harmonizar o trabalho educacional, estreitando as relações entre família-escola, visando ao diálogo e ao conhecimento sobre este tema tão importante”, explica o diretor Ciro de Figueiredo.

Algumas dicas da Patrícia:
– Dê o exemplo, use a tecnologia de forma ética, segura e legal;
– Conheça as leis, elas se aplicam a Internet;
– Proteja sua identidade digital;
– Respeite a opinião das pessoas e aprenda a criticar sem ofender;
– Respeite os direitos autorais e cite a fonte e o autor;
– Reflita antes de publicar algo nas redes sociais, depois não tem como se arrepender
– Só use imagens e fotos autorizadas para publicação.

www.criancamaissegura.com.br