Os alunos do Ensino Médio têm se aproximado de diferentes gêneros literários, interagindo, entendendo e retratando autores, histórias e épocas variadas.

No 1º ano as turmas elaboraram poesias, como prova texto, depois de entenderem os gêneros épico, narrativo, dramático e lírico. “É importante fazer com os alunos se sintam capazes de perceber que podem escrever um texto diferenciado. Este trabalho estimula a escrita”, explica a professora Daniela Campos.

Quinhentismo, Barroco, Arcadismo e Romantismo fizeram parte das aulas dos alunos do 2º ano. Depois de assistirem ao filme “A Sociedade dos Poetas Mortos”, na sala multimídia, cada um elaborou a sua resenha. “Utilizar músicas, filmes, pinturas, esculturas faz parte das aulas de Literatura. Traçar um panorama geral das Artes faz com os alunos entendam melhor cada período da história e, consequentemente, os gêneros literários”, conclui a professora. Por exemplo, para entender o Trovadorismo nada melhor do que perceber o lírico feminino por trás das letras do músico Chico Buarque de Holanda.

Já no 3º ano, depois de ler uma das principais obras de Machado de Assis, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, os alunos fizeram uma análise e responderam a 60 questões sobre o livro. A correção desta atividade foi feita com um debate sobre o tema. Logo após, cada um foi desafiado a escrever uma autobiografia póstuma. “A experiência foi muito interessante. Usando o sarcasmo e a ironia – típicos de Machado de Assis – os alunos escreveram uma espécie de desabafo, sem censura, sem a preocupação de desagradar alguém”, disse Daniela.

Alguns alunos aceitaram compartilhar os trabalhos aqui no site. Clique nos links abaixo para ler:

1º ano – Lara Alice
1º ano – Larissa
2º ano – Natália
3º ano – Beatriz
3º ano – Yannis