IMG_2598O Colégio Friburgo em seu firme propósito de formação global de seus alunos busca educar para além dos seus muros, dotando seus alunos de ampla consciência do que há no seu entorno, as dificuldades e diferenças sociais estão entre elas. Isto porque, ao conhecer outras realidades, o aluno toma contato com problemas que desconhece que não vivencia em seu cotidiano, portanto, amplia sua percepção da própria realidade a que pertence, além de desenvolver a solidariedade.
Entre outras ações de responsabilidade social, o Colégio Friburgo desenvolve um projeto de contação de histórias, momento em que os alunos perceberam uma boa oportunidade de prestar ajuda a uma instituição, como nos conta a Professora Patrícia Penteado, coordenadora do projeto de doação de livros.

“A campanha surgiu da ideia da colaborarmos com um projeto realizado por alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Esses alunos fazem, atualmente, um trabalho voluntário de contação de histórias na CIP – Congregação Israelita Paulista – (Lar de crianças, cuja proposta é dar assistência social a crianças e às suas famílias).IMG_3877
Descobrimos que a biblioteca da CIP tinha poucos títulos e que todas as vezes que os alunos contavam histórias para as crianças, o Friburgo precisava levar os livros. Foi a partir dessas informações que surgiu a ideia de fazermos uma Campanha de arrecadação de livros de história.
Os alunos do 5º ano ( do Ensino Fundamental) fizeram a divulgação em todas as classes, desde o 2º ano do Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Em cada classe explicaram sobre a Campanha e pediram as doações. Em menos de 20 dias, arrecadamos mais de 300 livros, todos em ótimo estado!
Marcamos assim a data de entrega e foi com muito envolvimento que partimos para a CIP. Lá, os alunos se apresentaram, fizeram uma dinâmica para descontrair e integrar todas as crianças, ouviram uma história contada pela nossa bibliotecária Mônica e conheceram a biblioteca da CIP.
Foi muito bom ver nossos alunos exercitando a solidariedade e a cidadania. Estão todos de Parabéns por essa iniciativa!”