DSC_3210bNo último sábado, 08/06, o Colégio Friburgo realizou o II Consciência, em que contou com a participação maciça da sua comunidade. A mostra de produção intelectual dos alunos, cujo eixo temático foi água, abrangeu desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e foi baseado no tema proposto pela UNESCO para o ano de 2013, cujo mote se expressa na seguinte sentença: “2013 – Ano Internacional da Cooperação da Água”.
Dessa maneira, a produção e apresentação dos alunos estiveram pautadas na importância da água para o desenvolvimento e sobrevivência da humanidade na sociedade moderna. Por conseguinte, a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico em harmonia com o meio ambiente foram temas transversais em toda a 2ª edição do Consciência.
Diante da proposta apresentada pela UNESCO, o Colégio Friburgo, por meio da realização desse evento, convidou os alunos à reflexão sobre o meio ambiente em que vivem; e, mais do que isso, os limites dele. Com o objetivo de tornar a feira ainda mais instigante, o tema geral foi subdividido de modo que cada ano escolar trate de uma categoria específica. A organização desses subtemas, elaborada pedagogicamente de acordo com os níveis de maturidade de cada série, propôs o seguinte escalonamento:
Intuitivo – Animais da Casinha.
1º EF – Planeta Água.
2º EF – Luz, cores e sombras.
3º EF – Onde está o ar?
4º EF – Água, um bem precioso.
5º EF – Energia, hoje e sempre.
6º EF – Água limpa.
7º EF – Água: utilidade ou necessidade?
8º EF – Água: a vida líquida.
9º EF A – Tem química na água?
9º EF B – Brincando com a água.
1º EM A – Água e energia.
2º EM – Águas que não são águas.

Assim, a proposta atingiu diversos tópicos dentro do mesmo tema, ampliando e enriquecendo a experiência e o conhecimento dos visitantes do “Consciência – Água, para quê?”, sobretudo dos alunos envolvidos em cada projeto.

Veja como foi!