Para 06/11

PORTUGUÊS – Prova parcial (matéria: crase e texto dissertativo/argumentativo).

Para 07/11

INGLÊS – Review pages da unidade 6. (Profa. Sonia)

Para 08/11

GEOGRAFIA – Comentários.

INGLÊS – http://www.englishexercises.org (Profa. Valéria)

Para 12/11

GEOGRAFIA – Prova texto.

ESPANHOL – Apresentações.

Para 13/11

INGLÊS – Prova texto.

Para 14/11

GEOGRAFIA – Pesquisa.

Para 21/11

OE –  Reflitam sobre a frase abaixo e emitam uma opinião fundamentados nos temas pesquisados nesse trimestre: mitos, etnocentrismo, preconceito, genocídio.

“Se os conflitos humanos são criados pelo uso indevido da inteligência, também podemos utilizar a inteligência para descobrir meios e formas para superar esses conflitos. Quando a inteligência e a bondade ou afeto são usados em conjunto, todos os atos humanos passam a ser construtivos. Quando combinamos um coração amoroso com o conhecimento e a educação, podemos aprender a respeitar as opiniões e os direitos dos outros. Isso se torna a base de um sentimento de reconciliação que pode ser usado para dominar a agressividade e resolver nossos conflitos.” Dalai Lama
Pergunta: Você acredita que possamos caminhar em direção a uma sociedade mais igualitária? Como e por que?

CRONOGRAMA DA LEP E DA MICRO RESENHA

09/11 – prova do LEP9 e micro resenha.

PRODUÇÃO DE TEXTO – HP1

ROTEIRO DE ESTUDOS DE HP1 – 9º Ano EF II A/B

PERÍODO: 3º. Trimestre / ANO: 2012 / PROFESSOR: Edson

 CONTEÚDO PARA A PROVA DE PRODUÇÃO DE TEXTO DO 3º. TRIMESTRE:

  1. O que o comunicar revela sobre o ser humano?
  2. Como comunicamos o que sentimos?
  3. O diálogo como forma amorosa de comunicação.
  4. O silêncio como forma de compreensão.
  5. Como o conhecimento se relaciona com a comunicação?
  6. A linguagem não verbal (gestos).
  7. Meios de comunicação de massa.

ESTRATÉGIAS DE ESTUDO:

  • Estudo individual e/ou em grupo retomando o conteúdo apresentado em sala de aula;
  • Selecionar conteúdo sobre o qual pairem dúvidas e retomá-las pontualmente;
  • Consultar o professor sobre “dificuldades” com relação ao conteúdo trabalhado;
  • Retomar as anotações realizadas em sala, uma vez que o curso não é contemplado com as apostilas do Sistema UNO;
  • A internet pode e deve ser usada como ferramenta de pesquisa e estudo;
  • Programar-se para estudar e exercitar a interpretação e a leitura de texto, especialmente o que aparece de modo evidente e o que está “escondido”, “velado” no trecho a ser indicado para a construção do texto pessoal do(a) aluno(a).

EXIGÊNCIAS SOBRE O CONTEÚDO:

  • A abordagem do conteúdo supracitado ocorrerá dentro da proposta de Produção de Texto solicitada na Prova Trimestral do dia 25 de Outubro – dentro do horário da aula de HP1.

 

FONTES PARA ESTUDO:

  • Anotações feitas a partir dos esquemas de aula e da fala do professor;
  • Carlinhos Brown / Arnaldo Antunes. Silêncio. Disponível em: www.arnaldoantunes.com;
  • Filmografia: Crazy people(EUA, 1990 – Tony Hill);
    • Texto entregue em sala sobre as Habilidades do Pensamento.

Para consulta:

  • GUARESCHI, Pedrinho A. Comunicação e controle social. Petrópolis: Editora Vozes, 2003, p. 14-16.
  • ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Campinas/SP: Papirus, 2000, p. 33-34.

LA BOÉTIE, Etienne. Discurso da servidão voluntária, p. 08-09. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/boetie.pdf

PARA 22/11

INGLÊS – Finish extra worksheet – Relative Clause.

QUIMICA- Entregar prova texto.

Para 23/11

PORTUGUÊS – Acrescentar ao conteúdo da prova trimestral as figuras de sintase – páginas 121 a 127.

INGLÊS – Estudar para prova trimestral. (Profa. Sonia)

INGLÊS – Completar os exercícios do workbook – até page W48 + englishexercises.org (Profa. Valéria)