Alfabetização e Telecurso – mais do que uma responsabilidade social

Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um projeto na área de formação da cidadania de mão dupla: jovens e adultos que não tiveram tempo de estudar na idade certa encontram, neste programa, espaço para se alfabetizar e complementar estudos preparando-se para exames de suplência do Ensino Fundamental, aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

As aulas acontecem durante a semana no período noturno e contam com a participação voluntária de pessoas da Comunidade Friburgo: pais, ex-alunos, funcionários, vizinhos e amigos da escola. Cada voluntário fica responsável por uma aula semanal, com duas horas e meia de duração, de determinada matéria. Para ser voluntário é necessário ter disponibilidade para participar de encontros pedagógicos mensais com a coordenação do projeto.

Além dos voluntários, o EJA conta também com a monitoria de alunos do Friburgo que querem participar, auxiliando e orientando os alunos em sala de aula. Alunos a partir do 8º ano podem se inscrever para o trabalho que será realizado uma vez por semana. “O trabalho voluntário na área de educação é extremamente gratificante e enriquecedor. É uma experiência que levamos para a vida”, diz a diretora Pedagógica e de Assuntos Comunitários, Iracy Garcia.

Assim, com a cooperação voluntária, em 1993 o Colégio Friburgo abriu suas portas para o EJA. E desde então, disponibiliza para toda a sociedade três núcleos de alfabetização de adultos (Alfa I, II e III) – relativos ao Ensino Fundamental I – e o Telecurso, com aulas preparatórias para o Exame de Suplência. Com o certificado de suplência o aluno pode ingressar no Ensino Médio regular ou supletivo.

Atualmente contamos com quase 40 pessoas voluntárias empenhadas em erradicar o analfabetismo e preparar os estudantes para a Suplência.

Para participar deste importante projeto entre em contato com a diretora Iracy Garcia.

Leia mais sobre nossas ações sociais:

Projeto Mediação de Leitura
Escolas Associadas à Unesco

Voltar à Responsabilidade Social

Anúncios