Com o objetivo de criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou o Programa de Escolas Associadas da Unesco, do qual o Friburgo faz parte desde 1999. Este programa valoriza escolas comprometidas em combater as diferenças sociais, que procuram ampliar a consciência crítica de seus alunos para os grandes problemas da humanidade e criam uma visão ecológica sobre a conservação do meio ambiente.

Programa de Educação de Jovens e Adultos foi o ponto de partida desta filiação. Hoje a escola participa dos grandes projetos temáticos da Unesco para escolas, voluntariado, campanhas de valorização da vida e contra qualquer tipo de violência.

Friburgo é uma escola de valores humanistas, estruturada nos princípios da aprendizagem construtivista, na interação entre o sujeito e o meio em que vive. Considera fundamental em seu trabalho a proposta divulgada pela Unesco em 1995 em que a educação se edifica nos quatro pilares: “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a viver juntos”, “aprender a ser”.

No Friburgo cada pessoa é única e cada acontecimento com o aluno é um fato em si, com todas as suas implicações a serem refletidas e trabalhadas. As dificuldades são encaradas naturalmente e não são objetos de discriminação. Já as potencialidades são estimuladas para que cada um construa seu conhecimento através daquilo que tem e possa fazer de melhor.

Programa de Escolas Associadas da Unesco referenda as ações sociais do Friburgo.

Leia mais sobre nossas ações sociais:

Programa de Educação de Adultos
Projeto Mediação de Leitura

Voltar à Responsabilidade Social

  

Anúncios