Ampliar o acesso à leitura e ao livro de qualidade para crianças carentes que vivem em situação de risco é uma das metas do Projeto Mediação de Leitura (PML), desenvolvido em parceria com a Fundação Abrinq.

O projeto oferece a oportunidade de participação social aos jovens do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio em trabalhos voluntários, através da mediação de leitura em instituições que trabalham com crianças em situação de risco. Eles são capacitados por multiplicadores formados pela Abrinq e acompanhados por monitores da escola.

O livro de literatura torna-se um instrumento de contato entre jovens de classe média e crianças carentes. O estudante sai da sua realidade escolar e conhece outras diferentes da sua, estabelecendo formas afetivas e significativas de relacionamento.

Assim, o Projeto Mediação de Leitura atua também no crescimento pessoal do jovem que participa desta experiência de convívio social:
• Favorecendo o intercâmbio de diferentes contextos sociais.
• Desenvolvendo a solidariedade e capacidade de trabalhar em grupo.
• Capacitando-o na escolha da qualidade literária dos livros que serão usados na leitura.
• Ampliando a própria relação do jovem com a leitura.
• Possibilitando o ensaio de sua liderança diante de grupos de crianças, a partir da mediação.

Os alunos interessados em participar do projeto, precisam passar por uma capacitação com multiplicadores formados pela Abrinq. Depois de 16 horas de capacitação, os alunos estão prontos para iniciar o trabalho voluntário de mediação de leitura para crianças em instituições parceiras do Colégio Friburgo.

Após 60 horas trabalhadas e passando por um treinamento especial, o aluno pode se tornar também um multiplicador, capaz de cuidar da formação de outros mediadores. “É muito gratificante ter, no ano de 2010, quatro alunos multiplicadores. Contamos com este grupo para ampliar o projeto e fazer despertar nas crianças o gosto pela leitura”, conta Iracy Garcia, Diretora Pedagógica e de Assuntos Comunitários, responsável pelo projeto.

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