Fabio Sombra veio ao Friburgo conversar com nossos alunos dos 4º e 5ºs anos sobre cordel.
Contou como foi sua trajetória de vida até se tornar escritor e como conseguiu se firmar na profissão.
Fabio se formou em direito, pintou quadros( alguns estão em vários museus pelo mundo ), trabalhou como guia de turismo e, um belo dia foi convidado a ilustrar um livro infanto-juvenil. A história era contada em versos de cordel pelo poeta Patativa do Assaré; Fabio ficou tão encantado que resolveu começar a escrever e a ilustrar seus livros.
Esse momento fez com que Fabio lembrasse da viagem que fez com seu avô quando era criança e entrou em contato pela primeira vez com o cordel em uma feira no Nordeste. Para ele foi inesquecível e, depois de tanto tempo, Fabio viu o quanto aquele momento tinha marcado sua vida.
Fabio é fascinado pelo cordel. As crianças também.
Cantou, tocou e contou histórias. Todos participaram com muita alegria e fizeram, depois, suas perguntas.
Estavam curiosos.
Perguntaram qual foi o primeiro livro que escreveu( A lenda do violeiro), quando aprendeu a tocar viola( quando escreveu seu primeiro livro), quais livros fizeram mais sucesso( a série do Magrilim ), com quantos anos começou a fez cordéis( há 10 anos atrás ), se já dedicou algum cordel para alguém( várias pessoas – amigos e familiares ).
No final da conversa, Fabio destribuiu autógrafos aos alunos que fizeram questão de levar seus papéis para serem autografados.
Uma conversa gostosa e divertida. Esse contato direto com o escritor é importante. O autor sente o resultado de sua obra e os alunos conhecem de perto aquele que criou tantas histórias admiráveis.
fabio2 fabiofabio5 fabio3

Anúncios